Uma termelétrica de energia limpa deve começar a ser construída ainda este ano, em São Sepé, na Região Central. Em 2016 a usina deve começar a gerar energia capaz de abastecer uma cidade com 50 mil habitantes a partir da casca de arroz, que é considerada energia limpa.
Entre 250 e 300 empregos devem ser gerados durante a construção. Até 100 cargos serão abertos para a operação da usina. Segundo o prefeito de São Sepé, Leo Girardello, cerca de 70 mil toneladas de casca de arroz serão usados anualmente para gerar energia, reduzindo o passivo de 16 arrozeiras de oito municípios da região. Além disso, ele acredita que a usina amenizará a carência da região no setor energético.
Segundo o diretor da Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai (Creral), Alderi do Prado, a área é de 8 hectares e vai passar por terraplanagem, enquanto o projeto aguarda licenciamento ambiental. A potência a ser instalada é de 8 megawatts.
A parceria da cooperativa com a prefeitura do município e representantes da produção de arroz da região possibilitará a construção da termelétrica com o uso de recursos privados. Um grupo alemão deve participar do projeto. A energia produzida ainda não tem destino confirmado. A intenção da prefeitura é atrair indústrias para o município, oferecendo essa energia. No entanto, ela pode ser vendida em leilão ou usada por indústrias já existentes.